O Estudo do Texto:
Técnica de Ensino em sala de aula
Estudar um texto é desvendar sua estrutura. Os alunos exteriorizam o texto com produção própria do estudo do texto. Só se estuda um texto lendo e relendo varias vezes. A leitura do texto deve se basear na concepção de leitura como sendo um ato dinâmico, ativo, produtivo, o ato de ler é uma interação entre leitor-autor-texto-contexto.
O contato com o texto pode partir de contato com detalhes pequenos, chegando a conceitos mais globais. Antes de qualquer leitura é preciso preparar o aluno para a leitura. Motivar é predispor alguém a fazer alguma coisa. O aluno tem que ser preparado. Podemos partir de experiências reveladas pelo leitor. Ativando o conhecimento prévio, solicitando uma pesquisa bibliográfica ou de campo.
O primeiro contato do aluno com o texto deve ser individual. Para que o aluno, com o seu ritmo próprio, encontre o significado global do texto através de suas experiências. O objetivo da leitura individual é a busca de significados.
A leitura oral para obras muito grande pode ser dispensada, já para textos menores a sua utilização em sala de aula é de suma importância, principalmente no ensino fundamental.
Já um bom ouvinte é aquele que ouve a mensagem e é capaz de compreendê-la. O objetivo da leitura oral é, além de formar bons leitores, também formar bons ouvintes. O professor deve estimular e direcionar, sem impor. O professor pode utilizar de atividades sugestivas e questionadoras, a fim de que os alunos atinjam os objetivos propostos para o estudo do texto, chegando a um aprofundamento do mesmo.
A leitura do texto pode ser feito num nível não-verbal. Analisando a capa do livro, o desenho nele contido e com algum conhecimento prévio do texto. Já no nível verbal podemos destacar o valor das palavras e expressões. Uma obra pode propiciar varias leituras. Os alunos muitas vezes não conseguem perceber coisas ocultas no texto, é preciso, portanto que o professor ajude-os a ler nas entrelinhas.
Assim sendo, vamos levar o aluno a fazer uma leitura em busca de significados, sugeridos por pistas que o texto oferece. Estudar um texto é perceber não só o que está explicito, mas também descobrir o que apresenta de modo mais sutil. Seria muito mais enriquecedor se os professores trabalhassem com antíteses. Tendo cada texto uma abordagem diferente.
Na leitura ascendente, compreender os vocabulários é imprescindível. A técnica do estudo do texto deve desenvolver à habilidade de reflexão, levando o aluno a chegar aos conceitos e significados que as palavras assumem no texto.
O estudo do texto se conclui, quando a partir dele se produz outros textos. O aluno ao unir diferentes leituras, vai adquirindo novos e distintos conhecimentos, logo produzindo e criando novos textos. Considera-se que o texto foi bem estudado, quando houve o nascimento de outro texto, e ou bons debates em sala de aula sobre o mesmo. E o aluno é levado a estimular sua imaginação através das leituras não-verbais.
O estudo é bem feito quando o aluno é levado a criar, recriar e transformar textos, levando a querer revelar aquilo que aprendeu e vivenciou. O importante é, pois que os professores sejam criativos para descobrir novos meios de como realizar a leitura do texto onde o aluno seja o sujeito ativo desse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário